Até a 16a semana seu metabolismo já está adaptado à gravidez. A fadiga e a náusea das primeiras semanas já devem ter desaparecido. Seu útero está do tamanho de um melão. A parede muscular é espessa e forte e começa a ficar esticada e delgada. Pense agora naquilo que você mais deseja para o seu bebê. Todas as mães tecem sonhos para seus filhos. Desejam que eles sejam saudáveis e almejam um mundo onde eles possam viver com mais segurança.
Alterações físicas
· Seu coração está batendo mais forte e mais rápido para bombear maior quantidade de sangue para a placenta. · A glândula tireóide dobra de tamanho. · Os alimentos demoram rnais para ser digeridos.
O desenvolvimento do bebê
A 16a semana os principais órgãos do bebê já estão formados. A bolsa d'água (as membranas) e a placenta que está dentro dela dão sustentação a vida intra-uterina do bebê. A bolsa d'água protege o bebê de choques violentos, conserva-o numa temperatura aquecida constante, possibilita que ele se movimente e exercite os braços e as pernas livremente e fornece líquido para que pratique a deglutição. O bebê dá cambalhotas, embora você provavelmente não perceba esses movimentos até a 18a ou 20a semanas. Ele vira a cabeça, abre a boca e movimenta o peito e a barriga para cima e para baixo como se estivesse respirando profundamente. Já consegue sugar, engolir e até soluçar. Boceja, estica-se, levanta as sobrancelhas e franze a testa. A água da bolsa está sempre aquecida e limpa. Renova-se completamente a cada 6 horas. O bebê não sente muito calor nem muito frio, em parte porque você regula sua própria temperatura suando quando está quente e se aquecendo quando está frio. O líquido, as membranas, a parede muscular do útero e sua pele e gordura também conservam o bebê aquecido. O cordão umbilical é macio como um espaguete molhado, porém muito mais forte. Por mais que o bebê se movimente, é raro ficar enrolado nele.
sábado, novembro 04, 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário